segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A Maior Festa de Aniversário do Mundo

        
O Natal é um feriado cheio de controvérsias, a começar pelo seu significado (nascimento de Jesus) e o que comemoramos (feriado capitalista).  Mas é possível que você não saiba de algumas coisas que vão te fazer repensar o Natal.

        25 de Dezembro

O Natal é comemorado dia 25 de Dezembro, mas é certo que essa data não é a correta. Nessa época do ano é inverno em Israel, onde faz muito frio e pode até nevar, impossibilitando a caminhada, ou a chegada dos Reis Magos.
Se Jesus não nasceu em 25 de Dezembro, por que comemoramos o Natal nessa data? A teoria mais aceita é que bem antes do cristianismo virar religião era comemorado no Império Romano a festa do Sol Invictus, uma festa pagã em comemoração ao solstício de inverno, e usavam essa data para agradecer aos deuses da natureza. E quando o imperador Constantino parou a perseguição aos cristãos e transformou o cristianismo em religião oficial romana, os religiosos usaram a festa do Sol Invictus para simbolicamente comemorar o nascimento do Messias, e de quebra acabar com a festa "pagã".

Três Reis Magos
        A história dos Três Reis Magos é tão mal contada que é até possível se perguntar "Os três reis magos realmente existiram?". Essa história é apenas narrada no livro de Mateus (Bíblia), sendo desprezada em todos os outros evangelhos. Se você ler essa passagem verá que muita coisa da história de Melquior, Baltasar e Gaspar é pura lenda:

  • A Bíblia não diz que eles eram Reis;
  • A Bíblia não narra o número deles;
  • O nome que demos a eles não é falado na Bíblia;
  • Não é dito de onde eles vieram, apenas fala que vieram do Oriente;

         Papai Noel

         O Papai Noel possivelmente surgiu na Antiguidade, ele era originalmente o Bispo Nicolau, que virou santo anos depois. Dizem que ele entregava doce às crianças na época de Natal e jogava barra de ouro pelas chaminés dos moradores.
         Mas e a história das renas, do trenó, a roupa vermelha e o rourourou? Existem teorias da conspiração que dizem que o Bom Velhinho foi criado pela Coca-Cola. A princípio achei muito doideira, mas faz algum sentido, então interpretei assim: O Papai Noel já existia, mas a Coca-Cola numa tentativa de aumentar as vendas do inverno (nos países do Norte o Natal é comemorado no Inverno) remodelou o Papai Noel com características "mais atraentes" acrescentando o gorro, a barba, a baixa estatura, o sobrepeso e o vermelho marcante da empresa nas vestimentas do personagem. Mas a campanha deu tão certo que universalizou e padronizou a imagem do Bom Velhinho. Se mesmo assim você não acreditou nessa teoria repare nas propagandas de Natal e quem é a única empresa que usa a imagem-padrão do Papai Noel? Quem acertar ganha uma bala...


          Muitas outras coisas não tem nada a ver com Jesus, como: A ceia, a troca de presentes e a árvore de Natal, que são resquícios da festa do Sol Invictus. Mas com base nos três tópicos anteriores é possível responder quase todas as perguntas. É possivel que seu Natal desse ano não seja o mesmo, pois é, as vezes a ignorância é uma benção.